No universo de Shin Megami Tensei e Persona, a moralidade desempenha um papel central, influenciando não apenas as escolhas dos personagens, mas também as alianças que podem formar com demônios e Personas. Em nossa postagem anterior, discutimos como a moralidade pode ser adaptada para Mutantes & Malfeitores para criar narrativas mais profundas e personalizadas. Caso ainda não tenha conferido, recomendamos a leitura da postagem Moralidade de Shin Megami Tensei e Persona em Mutantes & Malfeitores para entender como alinhar moralidade e narrativa.
Hoje, vamos expandir esse conceito explorando as categorias de demônios e estabelecendo regras para negociação e recrutamento, baseadas nas interações presentes nos jogos da série Shin Megami Tensei.
Categorias de Demônios
Em Shin Megami Tensei, os demônios são agrupados em categorias que refletem suas origens mitológicas e comportamentos. Essas categorias influenciam como os demônios interagem com os protagonistas e afetam suas habilidades e alinhamentos. Aqui estão algumas das principais categorias:
Divine (Divino):
Representantes da justiça e da ordem divina. Esses demônios possuem alinhamento Ordeiro e tendem a respeitar personagens que valorizam hierarquias e estabilidade.Fallen (Caído):
Símbolos de rebeldia contra a ordem estabelecida, são frequentemente Caóticos e preferem personagens que desafiam autoridades.Fairy (Fada):
Espíritos travessos e criaturas mágicas da mitologia europeia. Muitas vezes Neutros ou Caóticos, respondem bem a criatividade e liberdade.Beast (Fera):
Animais mitológicos e criaturas bestiais. Frequentemente de alinhamento Neutro, sua lealdade depende de força e carisma.Night (Noite):
Associados a trevas e mistérios, esses demônios costumam ser Caóticos e requerem habilidade persuasiva para serem convencidos.
Essas categorias, combinadas com o alinhamento moral do personagem, influenciam as possibilidades de negociação e invocação.
Regras para Negociação com Demônios
Em Mutantes & Malfeitores, o alinhamento do personagem e a categoria do demônio determinam o sucesso das interações. Aqui estão as regras adaptadas:
1. Teste de Negociação
- O jogador realiza um teste usando Presença e habilidades sociais apropriadas (Persuasão, Intimidação ou Diplomacia).
- Modificadores Baseados no Alinhamento:
- Alinhamentos iguais entre personagem e demônio: +2 no teste.
- Alinhamentos opostos: -2 no teste.
- Demônios Neutros não aplicam modificadores.
2. Reação do Demônio
Teste bem-sucedido:
- O demônio aceita a aliança sem resistência adicional.
- Pode solicitar um suborno em Macca (a moeda dos demônios) ou itens específicos.
- Pode propor condições, como completar uma missão.
Teste fracassado:
- O demônio pode rejeitar a negociação.
- Inicia um combate ou tenta fugir.
3. Limitações Baseadas no Alinhamento
- Personagens só podem recrutar demônios compatíveis com seu alinhamento moral:
- Ordeiros: Somente demônios de Ordem e Neutros.
- Neutros: Acessam todas as categorias.
- Caóticos: Apenas demônios de Caos e Neutros.
Narrativas e Estratégias com Demônios
Moralidade e Categorias:
A moralidade do personagem pode influenciar quais demônios ele pode recrutar. Por exemplo, um personagem Ordeiro pode se conectar com categorias como Divine e Flight, enquanto um Caótico encontrará aliados em Fallen e Night.Dilemas Morais:
O Mestre de Jogo (MJ) pode criar situações em que os jogadores precisam escolher entre recrutar um demônio poderoso de alinhamento oposto (e mudar sua moralidade) ou manter sua integridade moral.Interações Dinâmicas:
A negociação com demônios pode incluir diálogos criativos, missões para ganhar confiança ou até combates onde o objetivo é impressionar o demônio com força.
Integração com Personas e Invocadores
As regras acima complementam outras adaptações de Shin Megami Tensei e Persona para Mutantes & Malfeitores:
Personas: Adaptação para Mutantes & Malfeitores 3ª Edição:
Saiba como criar Personas baseadas no alinhamento inicial do personagem.Curingas: Mestres de Múltiplas Personas:
Descubra como o alinhamento pode limitar as opções de Personas disponíveis para personagens que alternam entre várias.Invocadores: Criando Personagens como os Protagonistas de Shin Megami Tensei e Devil Summoner em M&M:
Explore como o alinhamento afeta a invocação e controle de demônios através de dispositivos como o COMP.
Conclusão
Integrar as categorias de demônios e as regras de negociação ao sistema de Mutantes & Malfeitores adiciona profundidade e estratégia à campanha. Os jogadores não apenas enfrentam desafios em combate, mas também precisam navegar por interações sociais e dilemas morais que moldam suas alianças e o mundo ao seu redor. Isso torna a experiência mais rica, permitindo que cada decisão tenha um impacto narrativo significativo.
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