Invocadores: Criando Personagens como os Protagonistas de Shin Megami Tensei e Devil Summoner em M&M
Esta postagem detalha como criar personagens inspirados em SMT 1, 2, 3, If... e Devil Summoner, além de exemplos de demônios para níveis baixos, médios e altos.
O COMP e a Regra de Invocação
- Regra de Invocação (Summon):
- Cada demônio invocado consome uma quantidade de pontos proporcional ao seu NP.
- O NP do demônio não pode exceder o NP do personagem.
- O custo base para invocar um demônio é 2 pontos por graduação no poder Summon, com modificadores opcionais para habilidades adicionais.
Modificadores Comuns para Invocação
- Tipo de Invocação: Cada uso do COMP permite invocar apenas um demônio por vez.
- Duração Limitada: Demônios desaparecem ao término do combate ou ao completar uma tarefa específica.
- Controle do Mestre: O jogador descreve o comportamento do demônio, mas o Mestre pode introduzir complicações baseadas na moralidade e nas escolhas narrativas.
Exemplos de Demônios por Nível de Poder
Aqui estão as fichas dos demônios invocados, com atributos completos, modificadores de tamanho e custo em pontos para tê-los como Minions invocados no sistema Mutantes & Malfeitores 3ª Edição.
Demônios de Nível Baixo
Pixie
- Descrição: Um espírito minúsculo especializado em suporte e ataques leves.
- Tamanho: Minúscula (+2 em Esquiva e Reflexos; -2 em Resistência).
- Atributos:
- Força: -2
- Resistência: -1
- Agilidade: 3
- Destreza: 3
- Luta: 0
- Intelecto: 1
- Prontidão: 2
- Presença: 4
- Perícias:
- Cura: +8
- Persuasão: +8
- Vantagens:
- Atraente 2
- Poderes:
- Cura Leve: Cura 4 (alcance próximo).
- Ataque Elétrico (Zio): Dano à Distância 4 (Elétrico).
- Defesas:
- Defesa: 10
- Resistência: -1 (0 com modificador de tamanho).
- Reflexos: 6
- Vontade: 4
- Resistências: +2 contra Magia.
- Fraquezas: Vulnerável a ataques de Gelo.
- Custo: 18 pontos.
Jack Frost
- Descrição: Um demônio travesso que utiliza magias de gelo.
- Tamanho: Normal.
- Atributos:
- Força: 2
- Resistência: 4
- Agilidade: 3
- Destreza: 2
- Luta: 2
- Intelecto: 1
- Prontidão: 2
- Presença: 2
- Perícias:
- Intimidação: +6
- Furtividade: +7
- Vantagens:
- Ataque Poderoso
- Poderes:
- Magia de Gelo (Bufu): Dano à Distância 4 (Gelo).
- Imunidade a Gelo: Total.
- Defesas:
- Defesa: 8
- Resistência: 6
- Reflexos: 5
- Vontade: 6
- Fraquezas: Vulnerável a ataques de Fogo.
- Custo: 24 pontos.
Demônios de Nível Médio
Sarasvati
- Descrição: Uma divindade da sabedoria e da música.
- Tamanho: Normal.
- Atributos:
- Força: 0
- Resistência: 3
- Agilidade: 3
- Destreza: 2
- Luta: 0
- Intelecto: 6
- Prontidão: 4
- Presença: 6
- Perícias:
- Conhecimento (Música): +12
- Persuasão: +12
- Vantagens:
- Inspiração
- Poderes:
- Media: Cura 6 (Área – Esfera de 9 metros).
- Silêncio: Nulifica habilidades mágicas de um alvo (Graduação 6).
- Escudo Divino: Proteção 3 (Aumenta Resistência em +3).
- Defesas:
- Defesa: 10
- Resistência: 9 (6 base + 3 do poder).
- Reflexos: 6
- Vontade: 8
- Resistências: +3 contra ataques mentais.
- Fraquezas: Vulnerável a ataques físicos.
- Custo: 54 pontos.
Thor
- Descrição: O deus nórdico do trovão.
- Tamanho: Grande (+2 Resistência, -2 Reflexos).
- Atributos:
- Força: 8
- Resistência: 8
- Agilidade: 2
- Destreza: 1
- Luta: 4
- Intelecto: 1
- Prontidão: 2
- Presença: 6
- Perícias:
- Intimidação: +8
- Atletismo: +10
- Vantagens:
- Imunidade Parcial (Elétrico)
- Golpe Poderoso
- Poderes:
- Magia Elétrica (Ziodyne): Dano à Distância 10 (Elétrico).
- Resistência Física: Redução de 50% do dano de ataques físicos.
- Aura de Trovão: Proteção 4 (Aumenta Resistência em +4).
- Defesas:
- Defesa: 8
- Resistência: 14 (10 base + 2 do tamanho + 4 do poder).
- Reflexos: 4
- Vontade: 8
- Fraquezas: Vulnerável a Magias de Gelo.
- Custo: 80 pontos.
Demônios de Nível Alto
- Descrição: O Príncipe do Inferno.
- Tamanho: Enorme (+4 Resistência, -4 Reflexos).
- Atributos:
- Força: 10
- Resistência: 10
- Agilidade: 2
- Destreza: 2
- Luta: 5
- Intelecto: 8
- Prontidão: 6
- Presença: 8
- Perícias:
- Intimidação: +10
- Persuasão: +12
- Vantagens:
- Imunidade Total (Efeitos Mentais)
- Líder Nato
- Poderes:
- Magia da Escuridão (Megidolaon): Dano em Área 12 (Dano Puro).
- Controle de Mentes: Domínio Mental 10.
- Proteção Infernal: Proteção 5 (Aumenta Resistência em +5).
- Defesas:
- Defesa: 8
- Resistência: 19 (10 base + 4 do tamanho + 5 do poder).
- Reflexos: 4
- Vontade: 12
- Fraquezas: Vulnerável a Magias de Luz.
- Custo: 108 pontos.
Shiva
- Descrição: O deus destruidor hindu.
- Tamanho: Grande (+2 Resistência, -2 Reflexos).
- Atributos:
- Força: 12
- Resistência: 10
- Agilidade: 3
- Destreza: 2
- Luta: 6
- Intelecto: 8
- Prontidão: 5
- Presença: 7
- Perícias:
- Intimidação: +10
- Percepção: +10
- Vantagens:
- Imunidade Parcial (Fogo)
- Ataque Imparável
- Poderes:
- Tempestade Elemental: Dano em Área 12 (Mistura de Fogo e Gelo).
- Invulnerabilidade: Redução de dano em -8 contra ataques físicos.
- Barreira Elemental: Proteção 6 (Aumenta Resistência em +6).
- Defesas:
- Defesa: 8
- Resistência: 18 (10 base + 2 do tamanho + 6 do poder).
- Reflexos: 6
- Vontade: 10
- Fraquezas: Nenhuma notável.
- Custo: 114 pontos.
Progressão dos Protagonistas
Os protagonistas começam com um COMP básico e demônios de Nível Baixo, progredindo para invocar entidades mais poderosas à medida que sobem de nível. Eles podem gastar Pontos de Experiência para:
- Aumentar o NP dos demônios invocados.
- Melhorar os poderes do COMP (como invocar múltiplos demônios simultaneamente).
- Adquirir demônios únicos com habilidades raras.
Conclusão
A mecânica de invocação de demônios pelo COMP oferece uma mistura de combate estratégico e narrativa envolvente. Os demônios servem como extensões do protagonista, trazendo personalidade e poder para o campo de batalha. Na próxima postagem, exploraremos como adaptar os dilemas morais e escolhas de alinhamento de Shin Megami Tensei para Mutantes & Malfeitores, permitindo que suas decisões moldem o destino do mundo.
Comentários
Postar um comentário