Invocadores: Criando Personagens como os Protagonistas de Shin Megami Tensei e Devil Summoner em M&M

 

Nos jogos Shin Megami Tensei (SMT), os protagonistas têm acesso ao COMP, um dispositivo tecnológico que permite invocar e controlar demônios. Esses aliados sobrenaturais desempenham papéis cruciais em combate, exploração e até na resolução de dilemas morais. Em Mutantes & Malfeitores 3ª Edição, essa mecânica pode ser adaptada usando regras de invocação de minions (Summon), ajustando seus níveis de poder (NP) conforme o protagonista avança.

Esta postagem detalha como criar personagens inspirados em SMT 1, 2, 3, If... e Devil Summoner, além de exemplos de demônios para níveis baixos, médios e altos.


O COMP e a Regra de Invocação

O COMP é um equipamento tecnológico construído como um Aparato em Mutantes & Malfeitores. Ele serve como ferramenta para invocar demônios, que são criados como Minions com habilidades específicas e limitadas pelo NP do personagem.

  • Regra de Invocação (Summon):
    • Cada demônio invocado consome uma quantidade de pontos proporcional ao seu NP.
    • O NP do demônio não pode exceder o NP do personagem.
    • O custo base para invocar um demônio é 2 pontos por graduação no poder Summon, com modificadores opcionais para habilidades adicionais.

Modificadores Comuns para Invocação

  • Tipo de Invocação: Cada uso do COMP permite invocar apenas um demônio por vez.
  • Duração Limitada: Demônios desaparecem ao término do combate ou ao completar uma tarefa específica.
  • Controle do Mestre: O jogador descreve o comportamento do demônio, mas o Mestre pode introduzir complicações baseadas na moralidade e nas escolhas narrativas.


Exemplos de Demônios por Nível de Poder

Aqui estão as fichas dos demônios invocados, com atributos completos, modificadores de tamanho e custo em pontos para tê-los como Minions invocados no sistema Mutantes & Malfeitores 3ª Edição.

Demônios de Nível Baixo

Pixie

  • Descrição: Um espírito minúsculo especializado em suporte e ataques leves.
  • Tamanho: Minúscula (+2 em Esquiva e Reflexos; -2 em Resistência).
  • Atributos:
    • Força: -2
    • Resistência: -1
    • Agilidade: 3
    • Destreza: 3
    • Luta: 0
    • Intelecto: 1
    • Prontidão: 2
    • Presença: 4
  • Perícias:
    • Cura: +8
    • Persuasão: +8
  • Vantagens:
    • Atraente 2
  • Poderes:
    • Cura Leve: Cura 4 (alcance próximo).
    • Ataque Elétrico (Zio): Dano à Distância 4 (Elétrico).
  • Defesas:
    • Defesa: 10
    • Resistência: -1 (0 com modificador de tamanho).
    • Reflexos: 6
    • Vontade: 4
  • Resistências: +2 contra Magia.
  • Fraquezas: Vulnerável a ataques de Gelo.
  • Custo: 18 pontos.

Jack Frost


  • Descrição: Um demônio travesso que utiliza magias de gelo.
  • Tamanho: Normal.
  • Atributos:
    • Força: 2
    • Resistência: 4
    • Agilidade: 3
    • Destreza: 2
    • Luta: 2
    • Intelecto: 1
    • Prontidão: 2
    • Presença: 2
  • Perícias:
    • Intimidação: +6
    • Furtividade: +7
  • Vantagens:
    • Ataque Poderoso
  • Poderes:
    • Magia de Gelo (Bufu): Dano à Distância 4 (Gelo).
    • Imunidade a Gelo: Total.
  • Defesas:
    • Defesa: 8
    • Resistência: 6
    • Reflexos: 5
    • Vontade: 6
  • Fraquezas: Vulnerável a ataques de Fogo.
  • Custo: 24 pontos.

Demônios de Nível Médio

Sarasvati



  • Descrição: Uma divindade da sabedoria e da música.
  • Tamanho: Normal.
  • Atributos:
    • Força: 0
    • Resistência: 3
    • Agilidade: 3
    • Destreza: 2
    • Luta: 0
    • Intelecto: 6
    • Prontidão: 4
    • Presença: 6
  • Perícias:
    • Conhecimento (Música): +12
    • Persuasão: +12
  • Vantagens:
    • Inspiração
  • Poderes:
    • Media: Cura 6 (Área – Esfera de 9 metros).
    • Silêncio: Nulifica habilidades mágicas de um alvo (Graduação 6).
    • Escudo Divino: Proteção 3 (Aumenta Resistência em +3).
  • Defesas:
    • Defesa: 10
    • Resistência: 9 (6 base + 3 do poder).
    • Reflexos: 6
    • Vontade: 8
  • Resistências: +3 contra ataques mentais.
  • Fraquezas: Vulnerável a ataques físicos.
  • Custo: 54 pontos.

Thor



  • Descrição: O deus nórdico do trovão.
  • Tamanho: Grande (+2 Resistência, -2 Reflexos).
  • Atributos:
    • Força: 8
    • Resistência: 8
    • Agilidade: 2
    • Destreza: 1
    • Luta: 4
    • Intelecto: 1
    • Prontidão: 2
    • Presença: 6
  • Perícias:
    • Intimidação: +8
    • Atletismo: +10
  • Vantagens:
    • Imunidade Parcial (Elétrico)
    • Golpe Poderoso
  • Poderes:
    • Magia Elétrica (Ziodyne): Dano à Distância 10 (Elétrico).
    • Resistência Física: Redução de 50% do dano de ataques físicos.
    • Aura de Trovão: Proteção 4 (Aumenta Resistência em +4).
  • Defesas:
    • Defesa: 8
    • Resistência: 14 (10 base + 2 do tamanho + 4 do poder).
    • Reflexos: 4
    • Vontade: 8
  • Fraquezas: Vulnerável a Magias de Gelo.
  • Custo: 80 pontos.

Demônios de Nível Alto

Lúcifer
  • Descrição: O Príncipe do Inferno.
  • Tamanho: Enorme (+4 Resistência, -4 Reflexos).
  • Atributos:
    • Força: 10
    • Resistência: 10
    • Agilidade: 2
    • Destreza: 2
    • Luta: 5
    • Intelecto: 8
    • Prontidão: 6
    • Presença: 8
  • Perícias:
    • Intimidação: +10
    • Persuasão: +12
  • Vantagens:
    • Imunidade Total (Efeitos Mentais)
    • Líder Nato
  • Poderes:
    • Magia da Escuridão (Megidolaon): Dano em Área 12 (Dano Puro).
    • Controle de Mentes: Domínio Mental 10.
    • Proteção Infernal: Proteção 5 (Aumenta Resistência em +5).
  • Defesas:
    • Defesa: 8
    • Resistência: 19 (10 base + 4 do tamanho + 5 do poder).
    • Reflexos: 4
    • Vontade: 12
  • Fraquezas: Vulnerável a Magias de Luz.
  • Custo: 108 pontos.

Shiva




  • Descrição: O deus destruidor hindu.
  • Tamanho: Grande (+2 Resistência, -2 Reflexos).
  • Atributos:
    • Força: 12
    • Resistência: 10
    • Agilidade: 3
    • Destreza: 2
    • Luta: 6
    • Intelecto: 8
    • Prontidão: 5
    • Presença: 7
  • Perícias:
    • Intimidação: +10
    • Percepção: +10
  • Vantagens:
    • Imunidade Parcial (Fogo)
    • Ataque Imparável
  • Poderes:
    • Tempestade Elemental: Dano em Área 12 (Mistura de Fogo e Gelo).
    • Invulnerabilidade: Redução de dano em -8 contra ataques físicos.
    • Barreira Elemental: Proteção 6 (Aumenta Resistência em +6).
  • Defesas:
    • Defesa: 8
    • Resistência: 18 (10 base + 2 do tamanho + 6 do poder).
    • Reflexos: 6
    • Vontade: 10
  • Fraquezas: Nenhuma notável.
  • Custo: 114 pontos.


Progressão dos Protagonistas

Os protagonistas começam com um COMP básico e demônios de Nível Baixo, progredindo para invocar entidades mais poderosas à medida que sobem de nível. Eles podem gastar Pontos de Experiência para:

  • Aumentar o NP dos demônios invocados.
  • Melhorar os poderes do COMP (como invocar múltiplos demônios simultaneamente).
  • Adquirir demônios únicos com habilidades raras.

Conclusão

A mecânica de invocação de demônios pelo COMP oferece uma mistura de combate estratégico e narrativa envolvente. Os demônios servem como extensões do protagonista, trazendo personalidade e poder para o campo de batalha. Na próxima postagem, exploraremos como adaptar os dilemas morais e escolhas de alinhamento de Shin Megami Tensei para Mutantes & Malfeitores, permitindo que suas decisões moldem o destino do mundo. 

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