Personas: Adaptação para Mutantes & Malfeitores 3ª Edição

O universo de Persona, uma série derivada de Shin Megami Tensei, combina elementos de psicologia, mitologia e RPG, criando um mundo rico para adaptações de mesa. Para um jogo suas mecânicas de evocação de Personas e exploração de dilemas sociais e morais, o sistema de Mutantes & Malfeitores 3ª Edição (M&M) é perfeito para trazer esse universo à vida. Aqui, explicamos como as Personas e os Arcanas são traduzidos para M&M, além de apresentar Izanagi, uma das Personas mais icônicas.

Por Que Adaptar Personas para M&M?

Mutantes & Malfeitores 3ª Edição oferece uma flexibilidade que se alinha perfeitamente com o sistema de combate e desenvolvimento narrativo de Persona. A possibilidade de criar poderes customizados e explorar temas profundos como crescimento pessoal, dilemas morais e laços sociais faz dessa adaptação uma escolha ideal para jogadores que buscam algo além do convencional.

Com mecânicas simples e um vasto potencial narrativo, trazer o universo de Persona para M&M é uma experiência que une o melhor de dois mundos, permitindo aventuras épicas e emocionantes para fãs das duas franquias.

O Que São Personas?

No universo Persona, as Personas são manifestações da psique e força interior dos personagens, inspiradas em figuras míticas e históricas. Cada Persona possui habilidades específicas, como ataques elementares, magias de suporte ou habilidades passivas, que ajudam o jogador tanto em combate quanto fora dele.

Em Mutantes & Malfeitores, as Personas são construídas como Arranjos Dinâmicos (Dynamic Arrays), permitindo que os jogadores alternem entre diferentes poderes com base na situação. Essa mecânica reflete a versatilidade das Personas no jogo eletrônico.

O Papel dos Arcanas

Cada Persona está associada a um Arcana, representando um arquétipo de personalidade e propósito. Os Arcanas são inspirados no tarot e fornecem temas narrativos e mecânicos que influenciam o desenvolvimento do personagem.

ArcanaDescrição
O LoucoRepresenta potencial infinito. Oferece habilidades equilibradas e versáteis.
O MagoFocado em magias e habilidades elementares.
A ForçaEspecialista em combate físico e resistência.
A SacerdotisaMestre em suporte e cura.
O CarroPrioriza velocidade e habilidades de ataque rápidas.

Os Arcanas fornecem bônus passivos e influenciam a narrativa, ajudando os jogadores a se conectarem com seus personagens em níveis mais profundos.

Exemplos de Persona

As Personas são manifestações do poder interior de seus invocadores, refletindo traços de sua psique, ideais e arquétipos. Elas possuem habilidades únicas que variam entre ataques devastadores, suporte estratégico e resistência contra adversidades. Abaixo, apresentamos exemplos de Personas adaptadas para Mutantes & Malfeitores 3ª Edição, incluindo figuras inspiradas na mitologia e no universo de Persona. Essas Personas demonstram como combinar atributos narrativos com mecânicas de jogo, criando personagens icônicos como Thanatos, a personificação da morte, Arsène, o ladrão encantador, e Achilles, o herói lendário. Cada uma foi projetada para enriquecer tanto a narrativa quanto o combate em suas aventuras.


Izanagi



Izanagi, a Persona inicial de Yu Narukami em Persona 4, foi adaptado para M&M com base em sua temática de equilíbrio entre habilidades físicas e magias elétricas.

Descrição

Izanagi é inspirado no deus japonês da criação e possui uma estética moderna, com poderes que refletem sua força física e habilidades elementares.

Bônus para o Usuário

Quando Izanagi é invocado, ele concede bônus temporários ao invocador:

  • +2 em Força: Aumenta o dano físico e a resistência.
  • +2 em Destreza: Melhora reflexos e defesa contra ataques à distância.
  • +2 em Vontade: Fortalece a resistência contra ataques mentais e espirituais.

Poderes de Izanagi (Arranjo Dinâmico)

  1. Zio (Ataque Elétrico)

    • Dano à Distância 8 (Elétrico).
    • Área – Linha de 9 m.
    • Um ataque elétrico concentrado que atravessa múltiplos inimigos.
  2. Corte (Ataque Corpo a Corpo)

    • Dano Baseado em Força 10.
    • Penetração.
    • Um golpe poderoso com sua lança que perfura armaduras.
  3. Rakukaja (Suporte)

    • Melhoria de Traço: +4 em Robustez (5 rodadas).
    • Área – Todos os aliados em 9 m.
    • Aumenta a resistência física do grupo.
  4. Tarukaja (Suporte)

    • Melhoria de Habilidade: +4 em Força (5 rodadas).
    • Área – Todos os aliados em 9 m.
    • Amplifica a força física de aliados próximos.
  5. Mazio (Magia Elétrica em Área)

    • Dano à Distância 8 (Elétrico).
    • Área – Esfera de 4,5 m.
    • Um ataque elétrico massivo que afeta múltiplos inimigos.

Habilidades Passivas

  • Resistência Elétrica: Imunidade a efeitos elétricos.
  • Fraqueza ao Vento: Vulnerável a ataques do tipo vento.
  • Regeneração: Recupera 1 ponto de saúde por rodada.

Thanatos



Arcana: A Morte
Descrição: Thanatos, a Persona final de Makoto Yuki em Persona 3, representa o poder sombrio e a transição entre a vida e a morte. Sua aparência aterrorizante e força devastadora simbolizam a mortalidade e o renascimento.

Bônus para o Usuário

  • +3 em Força: Aumenta o dano físico e a resistência.
  • +2 em Vontade: Fortalece a resistência contra ataques mentais e mágicos.
  • +1 em Robustez: Melhora a durabilidade física.

Poderes de Thanatos (Arranjo Dinâmico)

  1. Golpe da Morte (Ataque Físico em Área)

    • Efeito: Dano Corpo a Corpo 10.
    • Extras: Área – Esfera de 9 metros, Penetração.
    • Descrição: Um golpe massivo com a foice, atingindo todos ao redor.
  2. Mudoon (Magia de Morte)

    • Efeito: Dano à Distância 8 (Energia Negra).
    • Extras: Ação Contínua – Teste de Fortitude para evitar efeitos adicionais.
    • Descrição: Invoca a escuridão para eliminar instantaneamente inimigos vulneráveis.
  3. Grito Fantasmagórico (Ataque Psíquico)

    • Efeito: Dano Psíquico 6.
    • Extras: Área – Cone de 9 metros.
    • Descrição: Um grito aterrorizante que causa pavor e dano aos inimigos.
  4. Repelente de Trevas (Passivo)

    • Efeito: Imunidade a Efeitos de Escuridão e Magias Sombrias.
    • Descrição: Thanatos não é afetado por habilidades baseadas em trevas.

Habilidades Passivas

  • Resistência a Físico: Reduz o dano de ataques físicos pela metade.
  • Fraqueza a Luz: Recebe dano dobrado de habilidades de luz e sagradas.

Arsène



Arcana: O Louco
Descrição: Arsène é a Persona inicial de Joker em Persona 5. Inspirado no famoso ladrão cavalheiro Arsène Lupin, esta Persona é ágil, furtiva e perigosa, combinando charme e habilidades sombrias.

Bônus para o Usuário

  • +2 em Destreza: Aumenta reflexos e esquiva.
  • +2 em Presença: Melhora habilidades sociais e carisma.
  • +1 em Percepção: Amplia a capacidade de detecção de ameaças.

Poderes de Arsène (Arranjo Dinâmico)

  1. Eiha (Magia Sombria)

    • Efeito: Dano à Distância 6 (Energia Negra).
    • Extras: Efeito Contínuo – Dano progressivo ao longo de rodadas.
    • Descrição: Lança energia sombria que enfraquece os inimigos com o tempo.
  2. Golpe Direto (Ataque Corpo a Corpo)

    • Efeito: Dano Corpo a Corpo 8.
    • Extras: Penetração.
    • Descrição: Um ataque ágil e preciso que explora pontos vulneráveis.
  3. Sukunda (Debuff)

    • Efeito: Reduz a Destreza dos inimigos em -2 em uma área de 9 metros.
    • Extras: Área – Esfera de 9 metros.
    • Descrição: Arsène diminui reflexos e velocidade dos inimigos.
  4. Furtividade Sombria (Passivo)

    • Efeito: Invisibilidade enquanto fora de combate.
    • Descrição: Arsène se oculta nas sombras, tornando-se indetectável.

Habilidades Passivas

  • Imunidade a Controle Mental: Protege contra efeitos que influenciam a mente.
  • Fraqueza a Fogo: Recebe dano dobrado de ataques baseados em fogo.


Achilles



Arcana: O Carro
Descrição: Inspirado no herói grego Áquiles, esta Persona simboliza força, agilidade e tragédia. Sua aparência evoca um guerreiro brilhante, mas com uma falha visível em seu calcanhar.

Bônus para o Usuário

  • +2 em Força: Aumenta o dano físico e resistência.
  • +2 em Destreza: Melhora reflexos, esquiva e velocidade em combate.
  • +1 em Vigor: Incrementa a resistência geral contra efeitos físicos.

Poderes de Achilles (Arranjo Dinâmico)

  1. Fúria do Herói (Ataque Físico em Área)

    • Efeito: Dano Corpo a Corpo 8.
    • Extras: Área – Esfera de 9 metros, Penetração.
    • Descrição: Um ataque destrutivo que reflete sua fúria em combate.
  2. Lança Imortal (Ataque à Distância)

    • Efeito: Dano à Distância 6.
    • Extras: Multiarremesso – Pode atingir múltiplos alvos.
    • Descrição: Uma lança arremessada com precisão letal.
  3. Escudo Heroico (Defesa)

    • Efeito: Melhoria de Robustez +4, Reflexão de Ataques Corpo a Corpo.
    • Extras: Área – Protege aliados próximos em 9 metros.
    • Descrição: Um escudo que oferece proteção robusta ao grupo.
  4. Movimento Relâmpago

    • Efeito: Velocidade +8, Salto Longo +6.
    • Extras: Ignora terreno difícil.
    • Descrição: Áquiles se move com a velocidade de um herói lendário.
  5. Desafio ao Destino (Resistência)

    • Efeito: Redução de Dano em -2 por 5 turnos, Imunidade a Ataques Mentais.
    • Descrição: Uma determinação inabalável que o torna resistente às adversidades.

Habilidades Passivas

  • Imunidade a Físico: Reduz o dano de ataques corpo a corpo pela metade.
  • Resistência a Magias de Fogo: Danos de fogo causam metade do efeito.
  • Fraqueza à Perna Esquerda: Certas habilidades podem explorar sua vulnerabilidade e causar dano adicional.

Conclusão

Esta é apenas a primeira de uma série de postagens explorando como trazer o universo de Shin Megami Tensei e Persona para Mutantes & Malfeitores 3ª Edição. Neste artigo, apresentamos a adaptação de Personas iniciais, mas há muito mais a desvendar. Na próxima postagem, vamos explorar uma das habilidades mais marcantes dos protagonistas de Persona: a capacidade de dominar e utilizar múltiplas Personas, expandindo suas possibilidades em combate e narrativa. Em seguida, mergulharemos no mundo de Shin Megami Tensei I, II, If... e Devil Summoner, mostrando como os protagonistas invocam demônios através do icônico COMP, adaptando essa mecânica para enriquecer sua mesa de jogo. Fique atento, pois as possibilidades são tão vastas quanto os universos que esses jogos criaram!


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