A Dualidade Moral nas Narrativas: Uma Análise Comparativa entre Shin Megami Tensei, Star Wars e Dungeons & Dragons

Este artigo examina as relações de ordem, neutralidade e caos na série de jogos Shin Megami Tensei (SMT), a dualidade entre o lado luminoso, o equilíbrio e o lado negro da Força em Star Wars, e os eixos de moralidade de Dungeons & Dragons (D&D). Ao comparar estas três franquias, procura-se identificar como cada uma constrói e explora os conceitos de moralidade e escolha ética, oferecendo um panorama das implicações narrativas e filosóficas de tais sistemas.

Introdução

Os conceitos de moralidade e ética são centrais para muitas narrativas em jogos, filmes e literatura. Na série Shin Megami Tensei, na franquia Star Wars e no jogo de RPG Dungeons & Dragons, esses conceitos são estruturados de maneiras distintas, mas com muitas interseções. Este artigo analisa como essas franquias representam a ordem, neutralidade e caos, ou os lados da Força, e os eixos de moralidade, respectivamente, e como essas representações influenciam a narrativa e a escolha do jogador.

Ao longo deste artigo discutiremos com três obras de diferentes mídias: Shin Megami Tensei, Star Wars e Dungeons & Dragons lidam com os eixos de Ordem-Caos, Bem-Mal e a neutralidade entre eles. No final será apresentada uma proposta de regras variantes para Tendências. 

Shin Megami Tensei: Ordem, Neutralidade e Caos


A série Shin Megami Tensei (SMT), desenvolvida pela Atlus, é uma franquia de jogos de RPG conhecida por suas tramas complexas, temas filosóficos e mecânicas de combate baseadas na negociação com demônios. A série principal inclui títulos como Shin Megami Tensei (1992), Shin Megami Tensei II (1994), Shin Megami Tensei III: Nocturne (2003), Shin Megami Tensei IV (2013) e Shin Megami Tensei V (2021). Além da série principal, SMT gerou diversos spin-offs notáveis, como a popular série Persona, que inclui Persona 3 (2006), Persona 4 (2008) e Persona 5 (2016), cada uma aprofundando temas de psicologia e relações sociais. Outros spin-offs incluem Devil Summoner, Digital Devil Saga e Devil Survivor, cada um explorando diferentes aspectos do universo SMT com variações nas mecânicas de jogo e narrativa.

Os jogos da série Shin Megami Tensei são construídos sobre a premissa de um mundo pós-apocalíptico onde a humanidade se encontra no meio de uma luta cósmica entre forças de ordem, caos e neutralidade. Os jogadores frequentemente assumem o papel de protagonistas que devem escolher entre alinhar-se com a ordem, representada por deuses e anjos que promovem a paz e a estabilidade através do controle autoritário; o caos, representado por demônios e entidades que valorizam a liberdade individual e a evolução, mesmo que isso leve à anarquia e destruição; ou a neutralidade, que busca um caminho intermediário, rejeitando tanto a opressão da ordem quanto a anarquia do caos em favor da autodeterminação humana. Essas escolhas têm profundas implicações filosóficas e morais, influenciando não apenas o desfecho do jogo, mas também o desenvolvimento do personagem e a narrativa global.

Na série Shin Megami Tensei, o conflito central é frequentemente estruturado em torno de três alinhamentos principais: ordem, caos e neutralidade.

  1. Ordem:

    • Características: Representa estabilidade, obediência às leis e submissão a uma autoridade divina. É associado com a paz e a segurança, mas também com o autoritarismo.
    • Exemplos: Deuses e anjos que defendem uma estrutura rígida.
  2. Caos:

    • Características: Valoriza a liberdade, a individualidade e a evolução. Está associado ao conflito, à anarquia e à autoexpressão, muitas vezes de forma destrutiva.
    • Exemplos: Demônios e figuras mitológicas que desafiam a ordem estabelecida.
  3. Neutralidade:

    • Características: Busca um equilíbrio entre ordem e caos, frequentemente rejeitando os extremos de ambos. Promove a autodeterminação humana sem intervenção divina ou demoníaca.
    • Exemplos: Protagonistas que buscam um caminho intermediário.

Star Wars: O Lado Luminoso, o Equilíbrio e o Lado Negro da Força


A franquia Star Wars, criada por George Lucas, é uma das mais icônicas e influentes sagas de ficção científica e fantasia de todos os tempos, começando com o filme original Star Wars: Episode IV - A New Hope (1977). A trilogia original inclui The Empire Strikes Back (1980) e Return of the Jedi (1983), enquanto a trilogia prequela, lançada entre 1999 e 2005, explora as origens de Darth Vader. A trilogia sequela, iniciada com The Force Awakens (2015) e concluída com The Last Jedi (2017) e The Rise of Skywalker (2019), continua a saga com novos personagens e conflitos. Além dos filmes principais, a franquia se expandiu com spin-offs como Rogue One (2016) e Solo (2018), além de séries de televisão aclamadas como The Mandalorian (2019), The Clone Wars (2008) e Star Wars Rebels (2014). Estas obras exploram diferentes aspectos do vasto universo Star Wars, incluindo a luta entre o lado luminoso e o lado negro da Força, as aventuras de rebeldes e mercenários, e os conflitos políticos e militares que moldam a galáxia.

As obras da franquia Star Wars são fundamentadas na luta épica entre o bem e o mal, centrada na Força, uma energia mística que permeia todos os seres vivos. As principais premissas incluem a batalha constante entre o lado luminoso da Força, que representa paz, compaixão e autossacrifício, defendido pelos Jedi; e o lado sombrio, que simboliza poder, ódio e dominação, seguido pelos Sith. O conceito de equilíbrio da Força é crucial, sugerindo que a harmonia galáctica só pode ser alcançada quando ambas as forças coexistem em equilíbrio. As narrativas abrangem a ascensão e queda de Anakin Skywalker, que se transforma de um Jedi promissor no temido Darth Vader, e a luta de seus filhos, Luke e Leia, para restaurar a paz na galáxia. A trilogia sequela continua essa exploração através de personagens como Rey e Kylo Ren, destacando a contínua busca pelo equilíbrio. A franquia utiliza estas dualidades para explorar temas profundos de escolha, redenção e destino.

Star Wars explora a moralidade através da Força, dividida em lado luminoso, equilíbrio e lado negro.

  1. Lado Luminoso:

    • Características: Associado à paz, compaixão e autossacrifício. Os Jedi são os principais representantes, promovendo a harmonia e a justiça.
    • Exemplos: Jedi como Yoda e Luke Skywalker.
  2. Lado Negro:

    • Características: Associado ao poder, ódio e destruição. Os Sith são os principais representantes, buscando controle e dominação.
    • Exemplos: Sith como Darth Vader e Darth Sidious.
  3. Equilíbrio:

    • Características: Representa a harmonia entre os dois lados da Força, reconhecendo a necessidade de ambos para manter o universo em equilíbrio.
    • Exemplos: Personagens que tentam balancear as influências do lado luminoso e do lado negro, como Anakin Skywalker antes de sua queda e Ezra Bridger na série Rebels.

Dungeons & Dragons: Eixos de Moralidade


Dungeons & Dragons (D&D) é um jogo de RPG de mesa que permite aos jogadores criar personagens imaginativos e explorar mundos de fantasia medieval através da narrativa colaborativa. Lançado pela primeira vez em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, D&D se tornou um marco no gênero de RPG, influenciando jogos subsequentes e a cultura popular. As principais edições incluem a original Dungeons & Dragons (1974), Advanced Dungeons & Dragons (1977), Dungeons & Dragons 3rd Edition (2000), Dungeons & Dragons 4th Edition (2008) e Dungeons & Dragons 5th Edition (2014), cada uma introduzindo regras e mecânicas atualizadas. 

O jogo é ambientado em cenários diversos, cada um com sua própria atmosfera e mitologia. Mystara é um mundo de fantasia clássico com elementos de alta magia e mistérios antigos. Greyhawk é um cenário original, muitas vezes considerado o protótipo do mundo de D&D, com suas aventuras épicas e reinos em conflito. Forgotten Realms é um dos cenários mais populares, conhecido por sua rica história, personagens icônicos como Drizzt Do'Urden e vastas terras repletas de aventuras. Dark Sun oferece um ambiente pós-apocalíptico com um foco intenso na escassez de recursos e nas brutalidades do deserto. Ravenloft é um cenário gótico-horror, onde os jogadores enfrentam criaturas sombrias e forças malignas em um ambiente de pesadelo. Estes cenários proporcionam aos jogadores uma variedade de experiências, desde exploração épica e heroísmo até horror e intriga.

Em Dungeons & Dragons, o sistema de moralidade e ética é estruturado em torno de dois eixos principais: bem versus mal e ordem versus caos. Cada personagem no jogo é caracterizado por uma combinação desses alinhamentos, resultando em nove tendências morais possíveis. O eixo bem versus mal determina se um personagem age altruisticamente (bem), egoisticamente (mal) ou de forma pragmática (neutro). Enquanto isso, o eixo ordem versus caos reflete a propensão de um personagem para a obediência às leis e a busca por estruturas sociais (ordem), ou a preferência pela liberdade pessoal e a improvisação (caos). Esses alinhamentos não apenas orientam as escolhas dos jogadores, influenciando suas interações com o mundo e outros personagens, mas também desempenham um papel crucial na definição das consequências e desafios enfrentados durante suas aventuras.

Abaixo veremos os eixos de moralidade e ética em D&D;

  1. Eixo Lei versus Caos:

    • Lei: Valoriza a ordem, a tradição e a autoridade.
    • Caos: Valoriza a liberdade, a flexibilidade e a individualidade.
    • Neutralidade: Não se sente fortemente compelido pela lei ou pelo caos.
  2. Eixo Bem versus Mal:

    • Bem: Altruísmo, compaixão e proteção.
    • Mal: Egoísmo, crueldade e exploração.
    • Neutralidade: Pragmatismo e indiferença moral.

Discussão Filosófica: Bem e Mal, Ordem e Caos

Para compreender a profundidade das relações de ordem, neutralidade e caos, bem como os lados da Força e os eixos de moralidade, é essencial explorar as raízes filosóficas desses conceitos.

Bem e Mal

A dualidade entre bem e mal é um tema antigo nas filosofias morais e religiosas. Platão, em sua obra "A República", sugere que o bem é o supremo objetivo humano, associado à justiça e à harmonia social. Aristóteles, por outro lado, enfatiza a virtude como um meio-termo entre extremos, propondo que a moralidade é alcançada através do equilíbrio.

Nas tradições religiosas, como o cristianismo, o bem é frequentemente associado à obediência aos mandamentos divinos e ao altruísmo, enquanto o mal é visto como a transgressão dessas leis e a busca egoísta de poder e prazer. Esses conceitos influenciam profundamente a representação de moralidade em Star Wars e D&D.

Ordem e Caos

A filosofia de ordem e caos tem suas raízes em muitas tradições culturais e religiosas. No taoismo, o yin e o yang representam forças opostas mas complementares, sugerindo que a harmonia surge do equilíbrio entre ordem (yang) e caos (yin). Na filosofia ocidental, Thomas Hobbes argumenta em "Leviatã" que a ordem social é necessária para evitar o estado natural de guerra e caos.

Em SMT, D&D e Star Wars, a ordem é frequentemente associada à estabilidade, à justiça e ao bem coletivo, enquanto o caos é ligado à liberdade, à criatividade e, às vezes, à destruição.

Comparação dos Sistemas

  1. SMT e D&D:

    • Ordem (Lawful) e Bem: Ambos sistemas associam a ordem à obediência às leis e à busca pelo bem comum. Em D&D, personagens leal e bons (Lawful Good) são como paladinos, que seguem um código estrito de moralidade e justiça, similar aos defensores da ordem em SMT.
    • Caos e Mal (Chaotic Evil): Em D&D, personagens caóticos e malignos (Chaotic Evil) buscam poder e liberdade à custa dos outros, semelhante aos demônios e entidades caóticas de SMT.
  2. Star Wars e D&D:

    • Lado Luminoso e Bem (Good): Os Jedi de Star Wars, com sua busca pela paz e harmonia, são análogos aos personagens bons em D&D, que agem de maneira altruísta e protetora.
    • Lado Negro e Mal (Evil): Os Sith, que buscam poder e controle, são comparáveis aos personagens malignos em D&D, que são egoístas e exploradores.
  3. Equilíbrio e Neutralidade:

    • SMT e Star Wars: Ambos sistemas reconhecem a importância do equilíbrio. Em SMT, a neutralidade é o caminho do equilíbrio entre ordem e caos, enquanto em Star Wars, o equilíbrio na Força é crucial para a estabilidade do universo.
    • D&D: A neutralidade em D&D também busca um meio-termo, mas pode se manifestar de várias formas, desde a neutralidade verdadeira (True Neutral) até o neutro e bom (Neutral Good) ou neutro e maligno (Neutral Evil).

Sistema de Tendências em D&D: Ética e Moralidade

Este sistema de tendências em Dungeons & Dragons, que incorpora os eixos de ética (caos - ordem) e moralidade (mal - bem) com três níveis de virtude e pecado, reflete profundamente os temas explorados em universos como Star Wars e Shin Megami Tensei. 

Em Star Wars, a luta entre o lado luminoso e o lado sombrio da Força encapsula dilemas éticos e morais dos personagens, influenciando suas escolhas e destinos. Da mesma forma, em Shin Megami Tensei, a decisão entre alinhar-se com forças de ordem, caos ou neutralidade permeia a narrativa, impactando não apenas o desenvolvimento dos protagonistas, mas também o rumo das civilizações fictícias. 

Propõe-se aqui um sistema oferece aos jogadores de RPG uma estrutura robusta para explorar esses temas complexos, promovendo decisões significativas e consequências profundas que moldam não apenas o enredo, mas também a essência dos personagens ao longo da jornada.

Para expandir o sistema com três níveis de virtude e pecado e aumentar a lista para 10 de cada, seguindo o sistema de dois atributos de tendência (Ética e Moralidade) que variam de 1 a 20, podemos detalhar da seguinte forma:

Tabela de Valores de Tendência

  • Ética (Caos - Ordem):

    • 1-7: Caótico
    • 8-12: Neutro
    • 13-20: Ordeiro
  • Moralidade (Mal - Bem):

    • 1-7: Maléfico
    • 8-12: Neutro
    • 13-20: Bondoso

Exemplo de Tabela de Pecados e Virtudes

Regras para Testes de Vontade

  • Sempre que um personagem enfrentar uma situação onde sua ética ou moralidade estão em jogo (como resistir à tentação de cometer um pecado ou manter uma promessa), um teste de Vontade é realizado.
  • O jogador rola um d20 e adiciona o modificador de Vontade do personagem.
  • Para Ética: Se o resultado do teste for inferior ao valor da Tendência de Ética do personagem na tabela (por exemplo, um personagem com Tendência de Ética 15, que é Ordeiro, falharia se rolar 14 ou menos), o personagem falha no teste de Ética.
  • Para Moralidade: Se o resultado do teste for inferior ao valor da Tendência de Moralidade do personagem na tabela (por exemplo, um personagem com Tendência de Moralidade 15, que é Bondoso, falharia se rolar 14 ou menos), o personagem falha no teste de Moralidade.
  • Dependendo do resultado do teste e da ação realizada, o mestre (DM) decide se o personagem ganha ou perde pontos nas tendências de ética e moralidade conforme a tabela de Pecados e Virtudes acima.

Este sistema expandido oferece mais nuances e opções para os jogadores desenvolverem seus personagens, explorando dilemas éticos e morais com maior profundidade e consequências significativas no jogo.

Conclusão

A análise das relações de ordem, neutralidade e caos em Shin Megami Tensei, os lados da Força em Star Wars e os eixos de moralidade em Dungeons & Dragons revela uma profunda interconectividade entre esses sistemas de moralidade. Cada franquia, através de suas narrativas e estruturas de jogo, explora a dualidade ética e moral de maneiras que refletem dilemas humanos universais, oferecendo aos jogadores e espectadores uma rica tapeçaria de escolhas e consequências morais. Através de uma discussão filosófica, vemos que essas representações não são apenas ferramentas narrativas, mas também reflexões sobre a natureza da moralidade e da ética, incentivando uma introspecção profunda e uma compreensão mais ampla dos valores humanos.

Referências

  • Atlus. (2003-2021). Shin Megami Tensei [Video game series].
  • Lucas, G. (1977-2019). Star Wars [Film series].
  • Wizards of the Coast. (1974-2024). Dungeons & Dragons [Tabletop role-playing game].
  • Platão. (380 a.C.). A República.
  • Aristóteles. (340 a.C.). Ética a Nicômaco.
  • Hobbes, T. (1651). Leviatã.
  • Textos Taoistas. (Século VI a.C.). Tao Te Ching.

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