quinta-feira, 7 de julho de 2011

Acidente de percurso ou maldade do mestre?

Aceitando a dica do Fernando e porque ele está precisando lidar com este aspecto, resolvi escrever alguma coisa sobre o problema com a morte de PCs, tipo como lidar com ela e também a respeito do posicionamento de mestres com relação a isto.

Lidando com a mãe morte:

Acho que todo mestre já se deparou com a morte de algum PC e com os problemas de consciência que isso pode gerar... Bah será que fiz merda?... Essa pode ter sido uma das reações com certeza, mas será que a morte de um personagem jogador tem que ser uma catástrofe? Ou pode ser apenas uma conseqüência das ações do jogador? Ou ainda, devo permitir que um PC morra? São dúvidas que todo mestre, já deve ter se deparado ao longo de seu exercício como narrador e provavelmente deve ter encontrado a resposta sozinho, batendo a cabeça até acertar. Entretanto, vamos pensar um pouco sobre certos elementos que fazem parte deste assunto em questão.

O primeiro é o tipo de mestre, que vamos dividir em três: O mestre-mãe; o mestre-inimigo e o mestre-realista. O mestre-mãe, com já diz o nome, tende a proteger e cuidar de seus jogadores, tendo dificuldades para colocar os personagens numa situação de risco e ou deixá-los morrer, sempre dando uma ajudinha e roubando nos dados em favor dos jogadores. O tipo inimigo é praticamente o inverso do descrito anterior, pois não só irá dar a mínima para a vida do PC como tentará matá-lo e possivelmente se vangloria disto fazendo uso de NPCs overpowers, assim como roubando nos dados em seu favor. Já o realista, não protege e nem tenta matar os PCs, sua linha de jogo é voltada para a ação e reação, ou seja, em termos de jogo isso implica na morte do PC ser nada mais nada menos do que uma conseqüência justa das ações do mesmo, não havendo nenhuma intenção do mestre.

O segundo reside na falta de noção dos próprios jogadores, que passam a pensar que seus personagens são invencíveis, ou são apenas papeis e então não há motivo para se preocupar, isto é, se morrer... Morreu! Faço outro e pronto! Contudo, o mestre pode acabar pensando o mesmo e passar a não ter nenhum motivo para evitar riscos desnecessários em sua aventura, sujeitando os PCs a todo tipo de ameaça que for de sua vontade. Portanto, agir desse modo acaba sendo um tiro pela culatra!

O ultimo elemento, talvez seja o menos problemático, mas o mais complexo. Será que temos que permitir que um PC morra, mesmo que isso seja conseqüência de seus atos impensados? Depende. Proteção demais é tão ruim quanto o desprezo, então o realismo da ação e reação seria melhor ou mais justo? Nem sempre. Temos sempre que nos lembrar de que o RPG é acima de tudo um jogo de diversão, sendo assim, nem sempre o que parece certo ou lógico será o melhor ou mais justo, nem sempre as ações dos PCs, mesmo que impensadas, devem levá-los à morte.

No entanto, apesar da morte de um personagem ser algo polemico e de relativa opinião e conduta a ser tomada, acredito que o mais importante talvez seja o que antecipa tal fim, a sensação de risco.

Ih!... Lascou cambada!

Sim gente, a sensação de risco ou a presença de uma ameaça iminente pode ser a chave para o problema da morte. Fazer uso de circunstâncias que trazem a constante e forte sensação de perigo de vida são ferramentas, que o mestre pode utilizar para deixar os jogadores receosos e preparados, ou seja, faz com que eles saibam o que está em risco e, portanto não podem condenar o mestre caso venham a perder seus personagens para a mãe morte. Mas, isso não pode dar ao mestre o direito de colocá-los em risco negligentemente, é apenas uma saída para mostrar aos jogadores que a possibilidade de morrer exista aos seus personagens e que caso aconteça não será culpa do mestre.

Considerações finais:

Sinceramente não sei se isto ajudará, pois o assunto é polemico e cada um deve ter uma forma de lidar com ele, já que a morte pode assumir aspectos e funções variadas em diferentes historias, ainda assim penso que a melhor saída é sempre a mais simples e que divirta mais, cabe a cada mestre ponderar sobre o que deve ser mais justo ao jogo. Fiz este post meio que na empolgação e não vi muito no que refletir, portanto espero ter contribuído pelo menos com alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário