domingo, 26 de junho de 2011

Quando paramos de mestrar!?

É muito fácil começar uma campanha de RPG, infelizmente o ponto mais difícil é sem duvida alguma dar continuidade a essa campanha.
Por uma serie de situações que se apresentam entre o simples momento de sentar com os colegas, rolar uns dados e dar algumas risadas quando as coisas não saem como deveriam. Posso citar algumas delas, sendo eu mesmo um mestre imprevisível e que mestra quando da na telha, ou pelos simples motivo de acordar de bom humor (raras ocasiões) e resolver ligar para os jogadores e tentar reunir o máximo deles possíveis para jogar. O que leva a outra posição, quando os jogadores podem??? 
Sem duvida já ocorreu o pressuposto onde eu passei horas a fio planejando, testando e prevendo possibilidades de como transcorreria a aventura (não acontece muito comigo) e quando resolvem finalmente que está tudo pronto, todos os jogadores estão ocupados... Penso que era muito mais fácil juntar os amigos quando tinha quinze anos, mas quinze anos depois disso, alguns com trabalho, faculdade, namorada, as vezes dois ou os três ao mesmo tempo, é quase impossível se reunir para jogar, como mestre e jogador adoro perder varias horas discutindo e conversando sobre RPG, mas entre estar vendo um filme com a namorada, estudando para uma prova ou mesmo descansando depois ouvir todo o tipo de coisas de pessoas que você mal conhece a semana inteira, fica difícil querer mestrar. Mas olhando pelo lado que você possui tempo sobrando, sua namorada não liga de dez em dez minutos e seu chefe não esta olhando, você tem a aventura, os jogadores, o refrigerante, a pipoca e tudo ao seu dispor, as coisas ainda podem dar errado... 
A falta de entusiasmo em continuar uma aventura que não desenrolou como você esperava, o meio de fazer com que tantos personagens diferentes queiram destruir o mal que aflige a cidade em vez de tentar matar o taverneiro e se casar com a filha do prefeito, pode destruir sua vontade de continuar; pode ficar ainda pior quando você é tão calculista com sua própria aventura que demorar, mais ou menos uns oito meses até finalmente terminar a ambientação e começar a pensar em como encaixar os personagens ( la se vão mais oito meses) ou pessimista o suficiente em pensar que sua aventura não estava boa o suficiente e deixar de mestrar porque ela ficaria melhor ambientada no sistema de GURPS ao invés das dezenas de livros que você possui de D&D apesar das regras serem mais simples.
Mas depois de tudo isso se ainda restar um pouco de esperança no mestre e nos jogadores, algumas aventuras serão terminadas e outra apenas ficarão guardadas na lembrança daqueles que espero, daqui a uns noventa anos ainda servirõa para alguma coisa, os dados.


4 comentários:

  1. Tive que meter meus bedelhos...
    Bom artigo Rodrigo, mas tem que postar mais!

    ResponderExcluir
  2. Pra variar... pode deixar o proximo post será...
    Quando deixamos de postar!? (uhauhauahuhauahuha)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rodrigo teu texto ficou bem legal, leve e divertido. Fernando tem razão... continua postando, tem que postar mais mesmo. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. que desabafo ehn??

    ficou bom. é isso ai. realmente temos varios obstaculos na nossa frente quando queremos jogar, o negocio é nao esquentar e ter paciencia.

    quanto ao negocio de levar 7 meses para preparar uma aventura... vai te f.....huahauhauah, vai fazer o teu pc de lobisomem, se nao o israel vai chorar...

    continua a postar ai....

    ResponderExcluir